Em uma sessão solene realizada nessa quarta-feira (22), em Brasília/DF, o ibiaense José Afrânio Vilela, que atuava como Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), tomou posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil. O magistrado substituiu o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, que faleceu em abril deste ano.
Durante a cerimônia também foram empossados o ministro Teodoro Silva Santos e a ministra Daniela Teixeira. O evento reuniu diversos representantes do cenário jurídico e político do país.
Com a inclusão de Afrânio Vilela, o STJ, composto por 33 ministros, agora conta com cinco integrantes mineiros. Além de Vilela, integram o Tribunal os ministros Assusete Dumont Reis Magalhães, João Otávio de Noronha, Rogério Schietti Machado Cruz e Sebastião Alves dos Reis Junior.
José Afrânio Vilela é natural de Ibiá/MG, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1985, iniciou sua carreira na magistratura em 1989, atuando em Comarcas como Resende Costa, Bom Sucesso, Contagem e Belo Horizonte. Em 2005, alcançou o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). No biênio 2018/2020, foi eleito 1º vice-presidente da Corte mineira.
O prefeito de Campos Altos/MG, Paulo Almeida, esteve entre as autoridades que acompanharam a posse do ministro Afrânio Vilela. O município faz divisa com a cidade natal do novo ministro. Em suas palavras, o Prefeito Paulo Almeida destacou a importância desse momento para Campos Altos e Ibiá, desejando sucesso ao ministro Vilela e reconhecendo sua sólida trajetória no judiciário mineiro.
STJ
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua responsabilidade a solução definitiva dos casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.